As Mais Profundas Necessidades de Um Pecador Arrependido.

Texto: Salmos 51.1-19

Introdução:

  1. 1. Quando iniciarmos a leitura do salmo 51, temos que levar em consideração que o rei Davi vem de uma guerra, não contra Golias, pois esta guerra ele venceu, não é contra Saul pois deste ela já estava livre e nem muito menos contra os filisteus, na verdade a sua luta neste momento é contra o pecado.
  2. O rei Davi se apresenta perante Deus carregando em sua consciência um peso de dois pecados; primeiro pecado de adultério e segundo pecado de crime de sangue. Ao adentrar na presença de Deus em Oração o salmista Davi irar fazer várias petições e dentro destas petições ele vai expor a todos os leitores da palavra de Deus as mais profundas necessidades de um pecador arrependido.
  3. Nestas mensagens não queremos fazer uma apologia ao pecado, este não é o nosso objetivo. Esta mensagem não está se referindo há alguém que está em pecado, não se arrependeu e continua pecando. Pelo contrários esta mensagem é dirigida a alguém que pecou e estar profundamente arrependido pelos pecados e correram para os pés do Senhor Jesus.

Proposição: Deus Ama o Pecador, mas aborrece os seus pecados.

Frase interrogativa: Quais são as necessidades mais profundas de um pecador arrependido?

Frase Exclamativa: A maior necessidade de um pecador arrependido não a rejeição, não é a descriminação e nem muito menos ser criticado. A mais profunda necessidade de um pecador arrependido é nos revelada no salmo 51, vejamos então:

I – NECESSIDADE DAS MISERICORDIA DE DEUS.

II – NECESSIDADE DE SER LAVADO COMPLETAMENTE.

  • Faz menção do sacerdote, pois antes de iniciar seu oficio sacerdotal se purificava na bacia de bronze.
  • O pecado nos deixa tão sujos como uma porca lavada se envolve na lama.
  • O pecado nos deixa tão sujo como se um cachorro comesse o próprio vômito.

II Pedro 2.20-22

III – NECESSIDADE DE SER PURIFICADO DOS SEUS PECADOS.

IV – NECESSIDADE DE SER PURIFICADO COM HISSOPE.

  • Quando o salmista diz me purifica com hissope. O hissope é um instrumento utilizado pelo sacerdote para espargir sangue, em hebreus capitulo nove seu autor vai afirmar que nada poderia ser purificado sem sangue.

Hebreus 9:13

– Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne,

Hebreus 9:14

– Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?

V – NECESSIDADE DE OUVIR JUBILOS DE ALEGRIA.

Onde se ouvir jubilo de alegria se não na igreja, em pecado o salmista não foi ao templo ele estava desejo em voltar a ouvir os levitas cantares, ouvir os louvores ao nosso Deus. Ele estava quebrado, mas a ouvir louvores ficaria mais aliviado.

VI – NECESSIDADE PARA QUE DEUS ESCONDESSE A SUA FACE DOS SEUS PECADOS.

O salmista estava em pecado, envergonhado dos seus pecados. No salmo 13 ele diz até quando esconderás a tua face de mim, e neste momento ele estar dizendo afasta a tua face de mim eu estou com vergonha do que fiz, do que pratiquei. Esconde a tua face dos meus pecados.

VII – NECESSIDADE DE TER UM NOVO CORAÇÃO.

  • Cria em mim um coração puro.
  • Eu preciso de uma nova natureza dentro de mim, a natureza de cristo.

VIII – NECESSIDADE DE SER RENOVADO NO ESPIRITO. VV 10

  • Eu preciso de ser renovado, me renova, me renova…

IX – NECESSIDADE DE PERMANNECER DA PRESENÇA DE DEUS. VV11

  • Quando Adão e Eva pecou foi expulso da presença de Deus, o maior medo de Davi não era perder o seu trono, o seu governo. O maior medo de Davi era perder a presença. Não me lances fora da tua presença.

X – NECESSIDADE DO ESPIRITO SANTO.

  • O Espirito Santo é a razão de nos arrependermos, é o espirito santo que nos conduz ao arrependimento, sem Ele nos tornaríamos incessível a voz de Deus e o pecado dominaria as nossas vidas, me tire tudo menos o teu Espirito Santo.

XI – NECESSIDADE DE SENTIR DE VOLTAR A ALEGRIA PROPOCIONADA PELA SALVAÇÃO.

  • O salmista estava se sentindo desviado, ele queria volta e sentir a alegria que a salvação proporciona. O pecado nos faz perde essa alegria.

XII – NECESSIDADE DE SE MANTER COMO VOLUTÁRIO NA OBRA. Vv 13

  • O pecado nos tornar mecanizados, mais o salmista estar dizendo, me mantenha disposto a te servir voluntariamente, sem pressão, sem obrigação, não por costume, mais voluntariamente.

XIII – NECESSIDADE DE LIVRAMENTO DE FORMA NÃO COMETE O MESMO PECADO. Vv14

XIV – NECESSIDADE DE SEUS LÁBIOS SEREM ABERTOS. Vv15

  • Quando se pecar, se perder a vontade de louvar, de falar do amor de Cristos para as pessoas, perdemos a força até para abrir os lábios, então o salmista sente a necessidade que os seus lábios lhe sejam abertos.

XV – NECESSIDADE DE TER O BEM DO SENHOR.

  • Faz bem a Sião, fui eu que pequei, como líder eu assumo meu erro não castigar Sião, mais lhe faz bem.

XVI – NECESSIDADE DE PROTEÇÃO.

Ergue os muros de Jerusalém, quando pecamos ficarmos sujeitos aos ataques do inimigo, ficamos frágil a ataque, então o salmista diz erguer um muro em volta de Jerusalém, protege o teu templo senhor.

Conclusão: O que eu aprendi com esta mensagem.

  1. Eu aprendi que há solução para um pecador que se arrepende.
  2. Eu aprendi que o maiores bens de um Cristão são; A presença de Deus, a alegria proporcionada pela Salvação, o Espirito santo em nós, e que tudo isso pode ser lançado fora se nos entregarmos ao pecado.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s