O Que Está Acontecendo com a Igreja da Nossa Geração

Texto: Mateus 13.24-30
Introdução:
1. Iniciamos esta mensagem trazendo aos ouvintes uma problematização: O que está acontecendo com a Igreja da nossa geração? Para que está Pergunta seja respondida se faz necessário compreender dois conceitos essenciais; primeiro o que é reino? Segundo o que é império? Na carta que Paulo escreve aos Colossenses no Capítulo 1 e Versículo 13, a palavra de Deus vai nos fazer a seguinte afirmação; Ele nos tirou do império das trevas e nos transportou para o reino do filho do seu amor. Este versículo confirma-nos que existe um império, um governado cujo o Imperador é Satanás, ele juntamente com seus demônios trazem escravidão, cegueira espiritual e tudo isso está sendo efetuado por um só ser a saber Satanás, porém por outro lado a nós Cristão é manifesto o reino de Deus, que segundo a carta de Romanos Capítulo 14 e versículo 17, no faz a seguinte citação a respeito do Reino de Deus; O reino de Deus não é comida nem bebida mas é Justiça, paz alegria e gozo no Espírito Santo.
2. Desta forma temos que entender que a igreja não é o Reino de Deus, mas o instrumento onde esse reino é manifesto, quando na igreja há justiça, paz, gozo e alegria do Espírito Santo, a igreja está vivendo o reino de Deus. Quando isso não acontece, mas há intriga, inveja, discussão, discórdia, inimizade, bate-boca, gritaria, descontrole emocional a igreja não está vivendo o reino, mas um império.
3. Mas o que tem a ver a parábola do joio e do trigo com este tema? Tem tudo a ver. Se observarmos as 40 parábolas narradas por Jesus no Novo Testamento, observaremos que a maioria delas faz referências ao reino de Deus, desta forma iremos citar quatro exemplos;
Primeiro exemplo; A parábola do Grão de Mostarda descrita em Mateus 13 31. E conto-lhe outra parábola; OI reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem plantou em seu Campo
Segundo exemplo: A parábola do tesouro escondido em Mateus 13. 44. O reino dos céus é como um tesouro escondido no campo.
Terceiro exemplo: A parábola da rede em Mateus 13. 47. O reino dos céus e ainda como uma rede que é lançada ao mar, e apanha toda sorte de peixe. Quarto exemplo: A Parábola das Dez Virgens em Mateus 25.1. O Reino dos Céus será semelhante a dez virgens. Como esta verdade em mente podemos então afirmar;
Proposição: As parábolas descritas por Jesus revelam-nos o reino
Frase interrogativa: Quais são as verdades interpretadas na parábola do joio e do trigo?
Frase exclamativa: Antes de qualquer coisa, queremos dizer que a parábola do joio e do trigo não está relacionada diretamente com a igreja, mas com o mundo em geral. Pois Jesus na sua interpretação diz; o campo é o mundo, se quisermos se coerentes e fiéis ao texto temos que de fato fazer esta observação, porém as verdades nelas contida aplica-se a igreja. Para uma melhor compreensão desse texto, gostaríamos de dividi-la em quatro partes.
I- PRIMEIRA PARTE DUAS SEMENTES UM SÓ CAMPO.
1. Vamos analisar a semente de trigo.
a) A semente de trigo foi plantada legalmente.
b) Porque quem as plantou foi o dono do campo.
2. Vamos analisar a semente do joio.
a) Foi plantada de forma ilegal, pois quem as plantou não era dono do Campo.
b) Foi Plantada de forma oculta, pois quem as plantou esperou o momento em que todos estavam dormindo.
c) Foi plantada de forma maliciosa, pois quem as plantou foi o inimigo do dono do Campo.
d) Foi plantada de forma sorrateira pois logo que plantou foi embora.
II- A VERDADE SEMPRE APARECE.
1. Quem é trigo brota e dá fruto naturalmente.
2. Mas quem é joio aparece.
III- OS SERVOS PERGUNTAM, O SENHOR RESPONDE.
1. Primeira pergunta foi uma pergunta afirmativa – o Senhor não semeou boa semente no campo?
2. Segunda pergunta foi interrogativa- de onde veio o Joio?
a) O Senhor responde – o inimigo fez isso.
Nota. Dentro desta resposta podemos tirar várias dúvidas, com relação ao que estar acontecendo com a Igreja da Nossa geração. Exemplo poderíamos assim perguntar: o que estar acontecendo com os nossos crentes, que não querem mais obedecer, não querem mais saber de bíblia, de oração a resposta com certeza será foi o inimigo que fez isso em seus corações. O que estar acontecendo com os homens e mulheres quem são casados e que não respeita, mas o seu conjugue? com certeza a resposta seria, foi o inimigo que fez isso. O que estar acontecendo com os nossos jovens que não querem saber mais de igreja, mas estão super. ligados nas redes sociais? a resposta seria; foi o inimigo que fez isso. O que estar acontecendo com o mundo; há morte, violência, desrespeito social que nos assola? com certeza a resposta do dono do campo seria; O inimigo fez isso. O que estar aconteceu com tanta sensualidade na igreja e a resposta seria a mesma o inimigo fez isso.
3. Terceira pergunta foi de revolta – O senhor quer que tiremos?
Nota; às vezes nos dar vontade sim de arrancar o Joio com as nossas próprias força, passa para cá o facão para mim arrancar esse crente ruim, essa Eva daninha plantada pelo inimigo.
a) Mas o Senhor do campo responde
– Não pois ao tirar o Joio podemos arrancar também o trigo.
– Deixem que cresçam juntos
– Porque há um tempo determinado – até a colheita.
Aplicação.
• A igreja é o trigo.
• Os filhos do maligno são o Joio.
• O campo é o mundo.
• Lembre-se que Deus só plantou coisas boas neste mundo e que toda a maldade, doenças, enfermidades, vícios que fora plantada e que estão sendo implantados neste mundo, foi o inimigo que fez isso no coração dos homens.
• Lembre-se que estamos convivendo não apenas com trigo, mas estamos convivendo também com o joio, que eles cresçam juntos.

• O Joio nunca será trigo, pode parecer com trigo, está plantado no meio do trigo, mas sempre será joio.
• Lembre-se também que a colheita vem aí.
Mas a colheita é chegada. João 4.35
Não dizeis vós: ‘Ainda há quatro meses até a colheita?’. Eu, porém, vos afirmo: erguei os olhos e vede os campos, pois já estão brancos para a colheita.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s