Verdades que a Igreja Precisa Saber e Ouvir.

Tema: Verdades que a Igreja Precisa Saber e Ouvir.

Texto: Isaias 40. 28-31

Introdução:

  1. O livro se Isaias possui sessenta e seis capítulos, dividido em duas partes, do capitulo um ao capitulo trinta e nove ele irá retratar o período de cativeiro da assíria tendo como tema principal a majestade de Deus, do capitulo quarenta ao capitulo sessenta e seis o livro vai relatar fatos relacionado ao cativeiro Babilônico, tendo como tema principal a soberania de Deus. Na verdade, o livro de Isaias em especial o capitulo quarenta é um convite para conhecermos a grandeza do nosso Deus.
  2. Quando analisarmos o livro de Isaias, temos que ter em mente a seguinte interpretação; o autor deste livro reportando a sua mensagem há um povo que já passará por dois cativeiros; Primeiro cativeiro Assírio, e pelo cativeiro Babilônico, neste último cativeiro passarão setenta anos exilados e foram libertos pelo rei persa por nome de Ciro. Então a mensagem descrita neste livro estar sendo ministrada a um povo que recentemente sairá do exílio, fracos, cansados, sem forças e sem esperança.
  3. O capitulo quarenta do livro do profeta Isaias na verdade é a portar para a segunda etapa deste livro. E logo no início desta segunda etapa do livro perceberemos uma voz clamando no deserto, mais a princípio não é a voz de João Batista, mais sim a voz do próprio Deus que emite três ordens; console o meu povo, prepare o meu povo, anuncie as boas novas ao meu povo.

Na primeira ordem Deus pede para que o povo seja consolado com estas palavras: O tempo de escravidão acabou, os seus pecados já estão perdoados vocês já pagarão em dobro os pecados que cometerão. (O pagamento é dobrado).

Na segunda ordem prepare o meu povo, Deus irá se referir a um período de construção. E o que Deus iria construir?  Deus iria construir um caminho no deserto e uma estrada para o Senhor passar. Para esse fim tudo deveria estar nivelado, nada e ninguém deveria estar nem mais alto, nem mais, todos deveriam estar por igual. Os vales deveriam ser exaltados, significando que as pessoas humilhadas deveriam ser exaltadas, os montes deveriam ser aplanados, significando que as pessoas exaltadas seriam humilhadas e a terra cheia de defeito seria consertada, significando que crentes desconsertados eles deveriam consertar. Fazendo referência ao que Jesus falou; os humilhados serão exaltados, mas os exaltados serão humilhados, o trabalho começou, a terraplanagem começou, ninguém maior, e ninguém menor, todos no mesmo nível.

Na terceira ordem Deus se dirigisse para o anunciador de boas novas e vai dizer; anuncie minha mensagem, e ele vai perguntar o que eu devo anunciar. Em primeiro lugar anuncie que toda a carne é erva, e toda a sua beleza é como a flor do campo secasse a erva e mochasse a flor, mais a minhas palavras subsistirá para sempre. O que eu devo anunciar; em segundo lugar sobe no monte muito alto, chegando lá grita, não temas. O pregador quando estar ministrando a palavra de Deus ele estar em uma posição elevada aqui denominada de um monte muito alto, porque é no monte muito alto que são travadas as maiores batalhas. Exemplos; Abraão lutou com sigo mesmo a respeito de oferecer Isaque como sacrifício no monte, Moises com mãos levantadas sobe ao monte venci a batalha contra os Amalequitas ratos do deserto, Elias vai vencer os quatrocentos profetas de Baal no monte, onde Deus vai responder com fogo. Então sobe ao monte muito alto e anuncia.

O que eu devo anunciar; anunciar que Deus não pode ser assemelhados aos ídolos de ouro, prata ou madeiras. Isaias 40. 18-20. Pois todas as águas dos rios e mares cambem na concha das suas mãos, os céus, Ele mede com a palma de sua mão, Ele enrola os céus como se fosse cortinas e desenrola como tenda para sua morada, Ele considera as nações como a gota de um balde e como o pó miúdo da balança, e ainda mais ela estar sentado sobre globo da terra e chama as estrelas pelos seus nomes.

Preposição:  hoje verdades que não sabermos que não ouvirmos serão reveladas.

Frase Interrogativa: Que verdades são estas?

Frase Exclamativa: Os versículos irão nos revelar três verdades que a igreja precisa saber e ouvir.

I – PRIMEIRA VERDADE – A IGREJA PRECIZAR CONHECER DE FATO O DEUS A QUEM ELA SERVE.

  1. DEUS É ETERNO. Deus não tem início nem fim, ele é o alfa o ômega o princípio e o fim, Deus é eterno.
  2. DEUS É SENHOR.
  • Ele é o Meus Senhor.
  • Ele é o teu senhor.
  • Ele é o Senhor dos exércitos.
  1. DEUS É O CRIADOR.
  2. DEUS NÃO SE CANSA.

Salmos 121:4 – Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.

 

  1. DEUS NÃO SE FATIGA

João 5:17 – E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.

  1. DEUS NÃO PODE SER INVESTIGADO.

II – SEGUNDA VERDADE – A IGREJA PRECIZA SABER DE FATO O QUE DEUS FAZ EM FAVOR DO SEU POVO.

  1. DEUS DÁ FORÇA AOS CANSADOS – Deus estar dizendo; ei! o corpo cansa.
  • CHEGAR O MOMENTO QUE O CORPO CANSA. Fazer café pela manhã, cuidar de menino, varrer a casa, forrar a cama, ir trabalhar, deixar almoço pronto, lavar os pratos do almoço, cuidar do marido, passar roupa, fazer o jantar, ir para igreja. O corpo cansa

 

  • CHEGAR O MOMENTO QUE FAZER A OBRA TRAZ CANSAÇO.
  • Físicos. Quebrar a cabeça com crentes trabalhosos, evangelizar, estudar para pregar, prega segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e no domingo pregar novamente, levanta para expulsa demônio, vai orar pelo enfermo, aconselhamento de casais, depois corre para reunião, visitas as congregações volta a fazer tudo de novo a obra também cansa.
  • Resolver problemas financeiro da igreja, escolher os hinos para ensaia, ouvir as pessoas cada uma com seus problemas, organizar a festa, fardamentos, alimentação, quem vai ser o pregador, como conseguir dinheiro para festa, eita e as lembrancinhas tudo isso traz um cansaço mental, chega no dia da festa quem estar de frente mesmo não aproveita quase nada e ainda é criticado só Jesus na causa.

Um dia jesus disse a Marta. Marta porque estais tão afadigadas tantas  m coisas. Lucas 10.31

  • Lutar conta as oposições, fofoca, critica, calunia, conflitos.

 

  • CHEGOU MOMENTO QUE ELIAS SE CANSOU DIANTE DAS MUITAS AMEAÇAS. I REIS 19
  • CHEGOU MOMENTO QUE ATÉ MESMO JESUS COMO HOMEM PRECISOU DORMIR EM MEIO HÁ UMA IMENSA OBRA A REALIZAR.
  • CHEGARÁ MOMENTE QUE ATÉ OS JOVENS E ADOLECENTE SE CANSARÃO. Essa é a realidade, mais Deus estar nos prometendo que nos dará força.
  1. DEUS MULTIPLICA A FORÇA DE QUEM NÃO TEM NENHUM VIGOR.

Quando uma pessoa chega a fica sem vigor ela chegou ao alto nível de esforço físico, aqui o texto vai mencionar três; cansaço, fatiga e outro e exaustão também conhecido como esgotamento físico.

Cansaço: as pessoas ainda conservam uma energia razoável, mas podem se sentir impacientes, esquecidas e com fraqueza muscular após uma atividade física. Os sintomas são aliviados com repouso.

Fadiga: embora suas razões possam ser muitas, sua descrição é sempre a mesma: dificuldades de concentração e para dormir, ansiedade, aumento da sensibilidade à luz e diminuição gradual da resistência física, que levam pessoas com esse diagnóstico a faltar a compromissos sociais importantes.

Exaustão: pessoas com esse diagnóstico experimentam confusão mental que pode chegar ao delírio, perda súbita de energia, dificuldade de ficar acordado tanto quanto de dormir e completo afastamento da vida social.

 

III – A IGREJA PRECIZA SABER DE FATO O QUE ACONTECE COM QUE ESPERA EM DEUS.

  1. DEUS RENOVARÁ AS SUAS FORÇAS.
  2. SUBIRÃO COM ASAS, COMO AGUIA.
  • Deus estar dizendo aqui, que vai te dá condições para você alcançar os seus sonhos mais altos, pode sonhar.
  1. CORRERAM E NÃO SE CANSARÃO.
  • Deus estar dizendo aqui, que vai te dar condições para você alcançar os sonhos que estão distantes, em um pouco período de tempo
  1. CAMINHARÃO E NÃO SE FATIGARÃO.
  • Deus está te dizendo nas atividades do dia a dia não precisa corre mais caminha.
  • Deus estar dizendo aqui que as tuas forças serão renovadas todos os dias.
  • Deus estar dizendo aqui que os sonhos diários serão alcançados.

APLICAÇÃO:

  1. No momento que fazemos uso da palavra, durante a ministração estaremos em lugares altos, no monte das revelações.
  2. O ser humano e falível, mais a palavra de Deus permanece para sempre.
  3. Não podermos comparar Deus com os ídolos.
  4. As pessoas precisam conhecer de fato o Deus o qual a igreja serve.
  5. As pessoas precisam ouvir o que Deus faz em benefícios do seu povo.
  6. As pessoas precisam saber e ouvir o que acontece com quem espera em Deus.

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s