Tema: O Perigo dos Pecados ocultos.

Tema: O Perigo dos Pecados ocultos.

Texto:

Salmos 90:8

– Diante de ti puseste as nossas iniquidades, os nossos pecados ocultos, à luz do teu rosto.

João 3:19-21

– E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. – Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.

Jesus ao instruir Nicodemos com respeito ao novo nascimento encerra a sua mensagem falando de um ponto crucial com respeito à condenação do homem e aqui ele nos revela uma das clausulas que Deus usara para condenar o mundo E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Os homens preferem fazer as coisas nas trevas, nas escondidas porque sabem que estão errados e que ao fazerem na escuridão das trevas, poderiam esconder as suas más obras enquanto que a luz a revelaria.

Em fim Jesus estava querendo explicar que ninguém que quer fazer o mal procura a luz de um poste ou farol para realizá-la, no livro de Jó 24.13-15 nos revela que quando o ladrão que minar uma casa na sua maioria das vezes o faz pela madrugada, e o adultero quando sai para se prostituir ele deixar o sol se por.

Jó 24:13-15

– Eles estão entre os que se opõem à luz; não conhecem os seus caminhos, e não permanecem nas suas veredas. – De madrugada se levanta o homicida, mata o pobre e necessitado, e de noite é como o ladrão. – Assim como o olho do adúltero aguarda o crepúsculo, dizendo: Não me verá olho nenhum; e oculta o rosto.

Quanto mais escondido, quanto, mas oculto melhor, enquanto que para os filhos da luz é totalmente diferente sempre ele faz as suas obras as claras, pois as suas obras são feitas em Deus.

Vale a pena lembrar que Nicodemos procurou Jesus à noite, porque ele não fez durante o dia. Revelando assim, com a sua atitude que ele tinha algo á esconder, talvez ele estivesse com vergonha de que alguém o vice conversando com Jesus, então Jesus o repreendeu dizendo; quem assim procede quem faz tudo á escondida, em oculto tem algo á esconder, Jesus queria mostra a Nicodemos que o que ele estava fazendo não tinha nada de errado para que ele viesse à noite.

Não há nada em oculto que não seja revelado. Mateus 10.26 . O que são pecados ocultos? A palavra pecada no original significa errar o alvo, transgredir as leis de Deus, pecado é iniquidade, nesta mensagem iremos estudar especificamente sobre o tema pecados ocultos, ou seja, pecado que o homem pratica a escondida, pecados que aparentemente ninguém viu, porém a palavra de Deus nos adverte.

Isaías 29:15

– Ai dos que querem esconder profundamente o seu propósito do SENHOR, e fazem as suas obras às escuras, e dizem: Quem nos vê? E quem nos conhece?

Eclesiastes 12:14

– Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.

O homem pode ocultar o pecado para sua esposa, a esposa pode ocultar o pecado para o seu esposo o filho para os pais, mas não pode ocultar do Senhor Deus.

Salmos 139:

– SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. – Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. – Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. – Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces. – Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão. – Tal ciência é para mim maravilhosíssima; – Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? – Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Tão alta que não a posso atingir.

No livro de lamentações encontramos a seguinte declaração. Lamentações 3:39

– De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados.

Muitas pessoas se esquecem dos pecados ocultos que cometera, porém quando está passando por aperto culpam a Deus. Existem pecados oculto que é até vergonhoso falar.

Efésios 5:12

– Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe.

Veja nesta mensagem os prejuízos que os pecados ocultos poderão causar.

I- OS PECADOS OCULTO OFUSCA A ALEGRIA DA SALVAÇÃO. Salmos 51.11

Nota: Davi depois de ter pecado com Bete-Seba tentou de várias formas esconder o seu pecado de adultério, e terminou praticando outro, o pecado de homicídio, pois a palavra de Deus nos revela que um abismo chama outro abismo Salmos 42.7, porém Deus enviou o profeta Natã para repreender II Samuel 12.11-12

II- OS PECADOS OCULTO TRAVA A BENÇÃO.

Isaías 59:1

– EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.

  • Deus quer salvar.
  • Deus que te ouvir
  • Mas á algo que impede

Nota: O pecado oculta é semelhante á uma interferência na transmissão das ondas sonora do rádio impedido que se compreenda a sua transmissão.

III- OS PECADOS OCULTO NOS IMPEDE DE RECEBERMOS O MELHOR DE DEUS.

Isaías 1:16

– Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. – Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas – Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. – Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.

  • Deus quer sempre o melhor de seus filhos.

Mateus 7:9-14

– E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? – E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? – Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? – Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas. – Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; – E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

  • Porem os seus filhos tem que ouvir a sua voz. Isaias 1-2
  • E largar de vez o pecado. II Cronicas 7.14

IV- OS PECADOS OCULTO NÃO PERMITE O HOMEM PROSPERA.

Provérbios 28:13

– O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.

  • Mas o que confessa e deixar e deixa.
  • É semelhante á arvore planta junto a ribeiros de águas. Salmos 1.1-5

Nota: Às vezes um dos motivos das coisas não andar, das coisas não fluírem, tanto em casa como no trabalho e principalmente na igreja, é o pecado oculto.

V – OS PECADOS OCULTO NOS IMPEDE DE SERMOS VITORIOSOS SOBRE OS NOSSOS INIMIGOS. Josué 7.1-26

VI- OS PECADOS OCULTOS NOS TORNAR VULNERÁVEL AOS ATAQUES DOS INIMIGOS. Juízes capitulo. 6-7

Conclusão: I João 1:8

– Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. – Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. – Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

I João 2:1

– MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo.

Autor Pastor Nivanildo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s