Tema: O Perigo dos Pecados ocultos.

Tema: O Perigo dos Pecados ocultos.

Texto:

Salmos 90:8

– Diante de ti puseste as nossas iniquidades, os nossos pecados ocultos, à luz do teu rosto.

João 3:19-21

– E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. – Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.

Jesus ao instruir Nicodemos com respeito ao novo nascimento encerra a sua mensagem falando de um ponto crucial com respeito à condenação do homem e aqui ele nos revela uma das clausulas que Deus usara para condenar o mundo E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Os homens preferem fazer as coisas nas trevas, nas escondidas porque sabem que estão errados e que ao fazerem na escuridão das trevas, poderiam esconder as suas más obras enquanto que a luz a revelaria.

Em fim Jesus estava querendo explicar que ninguém que quer fazer o mal procura a luz de um poste ou farol para realizá-la, no livro de Jó 24.13-15 nos revela que quando o ladrão que minar uma casa na sua maioria das vezes o faz pela madrugada, e o adultero quando sai para se prostituir ele deixar o sol se por.

Jó 24:13-15

– Eles estão entre os que se opõem à luz; não conhecem os seus caminhos, e não permanecem nas suas veredas. – De madrugada se levanta o homicida, mata o pobre e necessitado, e de noite é como o ladrão. – Assim como o olho do adúltero aguarda o crepúsculo, dizendo: Não me verá olho nenhum; e oculta o rosto.

Quanto mais escondido, quanto, mas oculto melhor, enquanto que para os filhos da luz é totalmente diferente sempre ele faz as suas obras as claras, pois as suas obras são feitas em Deus.

Vale a pena lembrar que Nicodemos procurou Jesus à noite, porque ele não fez durante o dia. Revelando assim, com a sua atitude que ele tinha algo á esconder, talvez ele estivesse com vergonha de que alguém o vice conversando com Jesus, então Jesus o repreendeu dizendo; quem assim procede quem faz tudo á escondida, em oculto tem algo á esconder, Jesus queria mostra a Nicodemos que o que ele estava fazendo não tinha nada de errado para que ele viesse à noite.

Não há nada em oculto que não seja revelado. Mateus 10.26 . O que são pecados ocultos? A palavra pecada no original significa errar o alvo, transgredir as leis de Deus, pecado é iniquidade, nesta mensagem iremos estudar especificamente sobre o tema pecados ocultos, ou seja, pecado que o homem pratica a escondida, pecados que aparentemente ninguém viu, porém a palavra de Deus nos adverte.

Isaías 29:15

– Ai dos que querem esconder profundamente o seu propósito do SENHOR, e fazem as suas obras às escuras, e dizem: Quem nos vê? E quem nos conhece?

Eclesiastes 12:14

– Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.

O homem pode ocultar o pecado para sua esposa, a esposa pode ocultar o pecado para o seu esposo o filho para os pais, mas não pode ocultar do Senhor Deus.

Salmos 139:

– SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. – Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. – Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. – Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces. – Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão. – Tal ciência é para mim maravilhosíssima; – Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? – Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Tão alta que não a posso atingir.

No livro de lamentações encontramos a seguinte declaração. Lamentações 3:39

– De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados.

Muitas pessoas se esquecem dos pecados ocultos que cometera, porém quando está passando por aperto culpam a Deus. Existem pecados oculto que é até vergonhoso falar.

Efésios 5:12

– Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe.

Veja nesta mensagem os prejuízos que os pecados ocultos poderão causar.

I- OS PECADOS OCULTO OFUSCA A ALEGRIA DA SALVAÇÃO. Salmos 51.11

Nota: Davi depois de ter pecado com Bete-Seba tentou de várias formas esconder o seu pecado de adultério, e terminou praticando outro, o pecado de homicídio, pois a palavra de Deus nos revela que um abismo chama outro abismo Salmos 42.7, porém Deus enviou o profeta Natã para repreender II Samuel 12.11-12

II- OS PECADOS OCULTO TRAVA A BENÇÃO.

Isaías 59:1

– EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.

  • Deus quer salvar.
  • Deus que te ouvir
  • Mas á algo que impede

Nota: O pecado oculta é semelhante á uma interferência na transmissão das ondas sonora do rádio impedido que se compreenda a sua transmissão.

III- OS PECADOS OCULTO NOS IMPEDE DE RECEBERMOS O MELHOR DE DEUS.

Isaías 1:16

– Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. – Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas – Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. – Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.

  • Deus quer sempre o melhor de seus filhos.

Mateus 7:9-14

– E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? – E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? – Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? – Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas. – Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; – E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

  • Porem os seus filhos tem que ouvir a sua voz. Isaias 1-2
  • E largar de vez o pecado. II Cronicas 7.14

IV- OS PECADOS OCULTO NÃO PERMITE O HOMEM PROSPERA.

Provérbios 28:13

– O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.

  • Mas o que confessa e deixar e deixa.
  • É semelhante á arvore planta junto a ribeiros de águas. Salmos 1.1-5

Nota: Às vezes um dos motivos das coisas não andar, das coisas não fluírem, tanto em casa como no trabalho e principalmente na igreja, é o pecado oculto.

V – OS PECADOS OCULTO NOS IMPEDE DE SERMOS VITORIOSOS SOBRE OS NOSSOS INIMIGOS. Josué 7.1-26

VI- OS PECADOS OCULTOS NOS TORNAR VULNERÁVEL AOS ATAQUES DOS INIMIGOS. Juízes capitulo. 6-7

Conclusão: I João 1:8

– Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. – Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. – Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

I João 2:1

– MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo.

Autor Pastor Nivanildo

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. wilson j. reis disse:

    mensagem maravilhosa a qual irei compartilhar com meus irmãos .
    pois vejo aqui algo que tira da presença de deus,a medida que achamos e´possivel ocultar nossos desejos alheios impto de inveja e outros atos silenciosos sem pecar.

    Curtir

    1. Amém! Compartilhe para que outras pessoas possam serem alertadas

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s