Tem Que Ter Fogo no Altar.

Tema: Tem que ter fogo no Altar.

Texto: Levítico 6:13

Introdução

  1. O termo altar aparecer nas escrituras mais de 322 vezes e significa lugar de sacrifício ou lugar elevado. Moises recebeu a instrução do Senhor de que o tabernáculo deveria ter dois altares o altar de cobre e o altar do incenso.

2. O altar de cobre como era chamado em algumas passagens bíblicas de altar do holocausto foi construído por Bezalel (Ex 27.1-8), feito de madeira de acácia ou cetim e coberto com cobre. Era quadrado e media aproximadamente 2 metros e meio, tinha uma altura de cerca de 1 metro e meio e tinha chifres nos seus quatro cantos superiores. O altar de cobre estava localizado logo na entrada do tabernáculo alinhado rente a porta. Quando os israelitas entravam no tabernáculo para cultuar ao Senhor com a sua oferta para o sacrifício a primeira coisa a avistarem era o fogo sobre o altar. Ao ver o fogo ardendo sobre altar o israelita tinha a certeza que sua oferta seria aceita e que seus pecados seriam perdoados e a sua comunhão com Deus seria mantida e renovada.

  1. Porém o altar do holocausto não servia apenas para oferecer sacrifício, mas também como um lugar de refugio para o homem inocente acusado de assassinato. (Ex 21.12-14, IRs 1.50, IRs 2.28) ele poderia suplicar misericórdia segurando na ponta do altar. Faz-nos lembra da mulher pecadora. Jo 8.1-11, o altar do holocausto era lugar de misericórdia e perdão.
  2. Ao adentramos no texto acima percebemos que o mesmo se refere à leia do holocausto, lei esta estabelecida por Deus e confiada a Moises e Arão Cujo mandamento era simples, mais objetivo, O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará. Entendemos que havia condições a serem observadas para que o fogo continuasse ardendo sobre o altar, à primeira condição estava correlacionado com as veste, pois ao se aproximar do altar o sacerdote teria como obrigação vestisse de roupas sacerdotais, a segunda condições era que as cinzas deveriam ser retirada sobre o altar, que na sua representativa a ponta para o pecado, para a inveja que deve se tirado dos nossos coração, a terceira condições para que o fogo continuasse ardendo sobre o altar seria que a lenha tinha que ser colocada diariamente, a lenha da oração, do jejum, do louvor e da adoração. Em outra palavra o recado de Deus para o seu povo era o seguinte.

    Tem que ter fogo no altar. O que você tem no altar, fogo ou cinzas?

Observando as escrituras podemos perceber que por muitas vezes satanás tentou de varias forma apagar o altar de Deus, porém em todas as tentativas que satanás fizera, Deus levantou homens e mulheres para manter o fogo ardendo sobre o altar e ainda hoje não é diferente, Deus levantou nesta geração um povo pentecostal que tem a responsabilidade de manter os altares das nossas igrejas queimando em fogo. Vejamos três verdades contidas nesta mensagem em relação ao altar;

I- PRIMEIRA VERDADE; O ALTAR NÃO PODE SE PROFANADO.

  1. O altar foi profanado na época do sacerdote Eli. Ism 2.12- 36, Ism 3.1-21
  • Existem igrejas que cujos altares foram profanados.
  • Mas Deus levantará um Samuel.

Notas: As visões de Deus voltaram, e todos saberão que tu és profeta.

II- SEGUNDA VERDADE; O ALTAR NÃO PODE SER SUBSTITUÍDO.

  1. O altar foi substituído na época do rei a Acaz Leima I Reis 16.10-20.
  • Existem igrejas que cujos altares foram substituídos.
  • Mas Deus levantará um Ezequias para trazer de volta o altar de Deus. IICr 29.1-19

II Crônicas 29:18-19

– Então foram ter com o rei Ezequias, e disseram: Já purificamos toda a casa do SENHOR, como também o altar do holocausto com todos os seus utensílios e a mesa da proposição com todos os seus utensílios.

– Também todos os objetos que o rei Acaz no seu reinado lançou fora, na sua transgressão, já preparamos e santificamos; e eis que estão diante do altar do SENHOR.

III- TERCEIRA VERDADE; O ALTAR NÃO PODE SER QUEBRADO.

  1. O altar fora quebrado na época do rei acabe.

I Reis 19:10

– E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.

  • Existem igrejas que cujos altares foram quebrados.
  • Mas Deus levantara um Elias para conserta o altar. IRs 18.22-39

Conclusão; Levítico 6:13 – O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s