Ai dos que Descem ao Egito.

Tema: Ai dos que Descem ao Egito.
Texto : Is. 31.1
Introdução:. Os Israelitas se mudaram para o Egito a convite de José filho de Jacó que havia se tornado governador daqueles pais, ao passarem os anos José morreu e se levantou um novo rei sobre o Egito que não conhecia José, nesta ocasião o povo de Israel se multiplicaram, fortaleceram grandemente. Faraó com medo que os israelitas se tornassem numerosos a ponto de ameaçar o seu governo, fez dos hebreus escravos oprimido-os para poder impedir o seu crescimento. Deus vendo a aflição do seu povo no Egito, apresenta-se a Moisés em meio a uma sarça ardente dizendo: (Êxodo 3:7-10) – Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.
– Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu.
– E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.
– Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito.

Por sua vez, Moises apresentou várias desculpas pois sentindo-se incapacitado para a realização deste trabalho. Porém o senhor disse a Moises: Diga ao povo de Israel que, o Eu Sou te enviou. Nos anos seguintes, foram estimados que mais de dois milhões de israelita saíram do Egito para a glória de Deus.

A Nação de Israel foi Tirada do Egito com Braço Forte.

O que tem levado os cristão a pensar em voltarem para o Egito ?

Analisando todo o contexto da história da nação de Israel, encontramos vários fatores que levaram o povo a pensarem, a desejarem voltar para o Egito.
Vejamos alguns desses fatores:

O Medo. Ex 14.10-11

1. O medo de enfrentar o inimigo. vv 10

Em primeiro lugar. O povo de Israel preferia continuar sendo escravo de faraó do que enfrentá-lo.

Em segundo lugar, quantas pessoas preferem ser escravo a terem que enfrentar os seus inimigos.

Juízes 7:3- Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for medroso e tímido, volte, e retire-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram.

3. O medo de morrer no deserto.vv 11-12

Em primeiro lugar. Você não vai morrer neste deserto, Faraó sim.

Em segundo lugar. Por que o senhor pelejara por vós e vos calareis. Ex 14.13-14

O Desejo. Nm 11. 4-6

1. O desejo pela comida do Egito.

Em primeiro lugar. E o vulgo, que estava no meio deles, veio a ter grande desejo; pelo que os filhos de Israel tornaram a chorar, e disseram: Quem nos dará carne a comer?
– Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça; e dos pepinos, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos.
– Mas agora a nossa alma se seca; coisa nenhuma há senão este maná diante dos nossos olhos.

Em segundo lugar. Muitos estão na igreja, mas os seus corações estão nas bandejas do Egito.

Nota: (I João 2:15-17) – Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. – Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. – E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

(Daniel 1:8) – E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.

A Falta de Fé . Nm 13/ 14.

Em primeiro lugar. Aquele que não tem fé só ver os gigantes. Nm 13.32-33

Em segundo lugar. Mas os que confiam no senhor alcançaram a promessa. (Números 14:36-38) – E os homens que Moisés mandara a espiar a terra, e que, voltando, fizeram murmurar toda a congregação contra ele, infamando a terra,
– Aqueles mesmos homens que infamaram a terra, morreram de praga perante o SENHOR.
– Mas Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, que eram dos homens que foram espiar a terra, ficaram com vida.

(Deuteronômio 1:35-36) – Nenhum dos homens desta maligna geração verá esta boa terra que jurei dar a vossos pais.
– Salvo Calebe, filho de Jefoné; ele a verá, e a terra que pisou darei a ele e a seus filhos; porquanto perseverou em seguir ao SENHOR.

O Próprio Deserto . Dt 16.2, Ex 17.1-7

Em primeiro lugar. Muitos cristãos não supotam atravessar o deserto, e terminam voltando para o Egito.

Aplicação : Deus nos tirou do Egito, com o propósito de nos levar a Canaã celestial, mas entre o Egito até a Canaã celestial á um grande deserto que teremos que enfrentar, porém aqueles que desejarem voltar para o Egito terminaram com os dez espias que não alcançaram a terra prometida, pois a palavra de Deus é bem clara e evidente (Hebreus 10:38-39) – Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s