O verdadeiro Peso da Cruz.

O verdadeiro Peso da Cruz.

Texto: João 19.17

– E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota,

Introdução:

  1. Há muito séculos atrás, vários povos costumavam pendurar os condenados no madeiro. Mostrando assim que a prática da crucificação era algo remoto que ocorria a muito tempos atrás.
  2. No livro de Génesis, está registrado que, 18 séculos AC, isto já era feito no Egito (Génesis 40:19) – Dentro ainda de três dias Faraó tirará a tua cabeça e te pendurará num pau, e as aves comerão a tua carne de sobre ti.
  3. Os judeus também penduravam em madeiro: O relato mais antigo vem de 1405 aC. (Josué 10:26) – E, depois disto, Josué os feriu, e os matou, e os enforcou em cinco madeiros; e ficaram pendurado nos madeiros até à tarde. Porém naquela época os executores, somente penduravam os corpos no madeiro depois que os inimigos, ou condenados já estivessem mortos.
  4. Os primeiros a pendurar pessoas vivas no madeiro foram os povos fenícios, faziam isso através de madeiros pontiagudos, onde os condenados eram transpassados pelo ventre. O indivíduo ficava pendurado no madeiro até morrerem numa horrorosa agonia. O objetivo era aterrorizar a população e mostrar o que poderia acontecer aos criminosos e rebeldes. Esta prática ocorreu no mundo antigo, Alexandre o grande no século três A.C pendurou mais de mil rebeldes na cidade de Tiro.
  5. Na época de Cristo, havia pelo menos quatro tipos de cruz: A cruz latina que tinha a forma de T, a cruz em forma de Y, a cruz em forma de X e a cruz grega era como se fosse o sinal de + que usamos na nossa matemática. Alguns estudiosos afirmam que Jesus foi crucificado na cruz latina em forma de T.
  6. Aquele que era condenado a crucificação era primeiro espancado, açoitado com um chicote com várias tiras de couro, em cujas pontas eram colocadas bolas, chumbo, ou ossos de carneiros, após este flagelo a vítima era forçada a carregar o peso da barra transversal da cruz, que pesava aproximadamente 56kg a 70 kg, e o indivíduo teria que caminhar, mais ou menos por meio quilômetro, ou seja 500m até o lugar da execução.
  7. Na hora da execução, o condenado era deitado sobre o madeiro, e o seus braços eram abertos e amarrados. Estas cordas tanto serviam para que o condenado não tirasse a mão na hora de ser pregado, como também evitava que o peso do corpo depois de suspenso, despregassem do madeiro. Os cravos eram de ferro, quadrados e media cerca de vinte centímetros, uns afirma que os pregos eram pregados nos pulsos e outros afirma que os pregos eram pregados na palma das mãos. Os pés eram pregados no madeiro vertical e era colocado um apoio de madeira.
  8. A execução por morte de cruz era algo terrivelmente cruel. Na verdade, foi provavelmente uma das formas mais depravadas de execução, jamais inventada pelo homem. Era uma morte lenta por tortura. E realmente funcionava. Ninguém jamais sobreviveu a uma crucificação.

A cruz de Cristo, foi a mais pesada.

Qual era realmente o peso da cruz?

Como pregador do evangelho, sentir o desejo de saber qual era realmente o peso da cruz. E descobri que o peso da cruz foi muito maior do que alguém possa imaginar. Pois a Cruz que Jesus carregou em seus ombros por 500 metros, foi a, mas pesada. Por fora só tinha o madeiro, mas por dentro estavam os meus pecados.

I- O VERDADEIRO PESO DA CRUZ, ERA PESO DE AGONIA, SUOR E SANGUE. Lc 22.39-46

II- O VERDADEIRO PESO DA CRUZ, ERA PESO DE TRAIÇÃO. Mt 26.47-56

  1. O PREÇO DA TRAIÇÃO. MT 26.14-16
  2. O ATO DE TRAIÇÃO É REVELADO. MT 26.17- 30

III- O VERDADEIRO PESO DA CRUZ, ERA PESO DE REJEIÇÃO E ABANDONO. Lc 22.54-61

  1. TODOS OS DISCÍPULOS O ABANDONARAM.
  2. E PEDRO O NEGOU.

IV- O VERDADEIRO PESO DA CRUZ, FOI PESO DE INGRATIDÃO. Mt 27.11-31

  1. SEMPRE HAVERÁ O CIRINEU.

Lucas 23:26 – E quando o iam levando, tomaram um certo Simão, cireneu, que vinha do campo, e puseram-lhe a cruz às costas, para que a levasse após Jesus.

Aplicação:

  1. I Coríntios 1:18 – Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
  2. Romanos 1:16 – Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
  3. Gálatas 6:14- Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s