A Importância das Mulheres na Restauração de Israel.

Tema: A importância das Mulheres na Restauração de Israel.

Texto
Isaías 32.9
– Levantai-vos, mulheres, que estais sossegadas, e ouvi a minha voz; e vós, filhas, que estais tão seguras, inclinai os ouvidos às minhas palavras.

Introdução
1. A nação de Israel estava para vivenciar um dos momentos mais difícil da sua história, os reis de Israel haviam se desviado do caminho do Senhor, e por causa disto a nação seria entregue ao cativeiro assírio e babilônico, mas em meio ao caos que estava prestes a acontecer, às mulheres estavam sossegadas, arrogantes e despreocupadas.
2. O capítulo trinta e dois de Isaías é dividido em três secções distintas. Na primeira parte Isaías fala do reino messiânico, na segunda parte do capítulo, ele relata a ociosidade das mulheres de Israel, já na terceira parte do capítulo ele descreve com exatidão a decida do Espírito Santo.

3. Fixando-nos no versículo nove, observamos de certa forma um “discurso dirigido às mulheres de Jerusalém, que dançavam na festa da colheita, e se alegravam por avivar o tempo da colheita com suas canções e danças, sexuais mais pouco sabiam que, dentro de breve tempo, a colheita falharia, e então haveria lamentos, e não regozijo.

4. Seria melhor que elas se lamentassem, ao invés de celebrarem por causa dos desastres que sobreviviam a Israel e a Judá, ao invés de dançar com os seios meio descobertos, para atrair a atenção dos homens, elas deveriam bater no peito para mostrar que o desastre as havia atingido.

Lucas 18:13
– O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
Observemos ainda que capítulo 3.14, ele nos fala a respeito das mulheres de Israel, que andavam mais preocupadas com a vaidade, com o corte de cabelos, com os vestidos finos do que com o futuro do seu povo. Por isso o profeta declara.

Levantai-vos, mulheres, que estais sossegadas.

O que poderá acontecer quando estas mulheres se levantarem?

Na segunda fase desta mensagem, queremos trazer exemplos de mulheres que mudaram a cara da sua geração.

I- QUANDO ANA SE LEVANTOU, ISRAEL FOI LIBERTO DE SACERDOTES OPRESSORES.

I Samuel 1:9
– Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do SENHOR.

II- QUANDO DÉBORA SE LEVANTOU , A PAZ DE ISRAEL FOI RESTAURADA.

Juízes 4:9

– E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra da jornada que empreenderes; pois à mão de uma mulher o SENHOR venderá a Sísera. E Débora se levantou, e partiu com Baraque para Quedes.

• No tempo da profetiza Débora, o povo estava vivendo quatros situações.
Em Primeiro lugar, estavam vivendo momentos de Apostasia.
Em segundo lugar, estavam vivendo um momentos de Opressão.
Em terceiro lugar, Israel necessitava te viver uma vida de Oração.
Em quarto lugar, o povo de Israel necessitava de livramento.

Sísera, avançou contra aquela ridícula infantaria de Israel, com seu poderoso exército, dez mil cavaleiros e novecentos carros de combate. Um pequeno ribeiro, que de repente transbordaria para fora de seu leito, anularia todo aquele poder de fogo dos cananeus, conferindo a vitória ao exército comandado por Baraque, sob a proteção espiritual de Débora.

III- QUANDO ESTER SE LEVANTOU, OS JUDEUS ESCAPARAM DO MASSACRE QUE ESTAVA PARA ACONTECER.

Ester 4:14
– Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?
Ester 5:2
– E sucedeu que, vendo o rei à rainha Ester, que estava no pátio, alcançou graça aos seus olhos; e o rei estendeu para Ester o cetro de ouro, que tinha na sua mão, e Ester chegou, e tocou a ponta do cetro.

IV- QUANDO AS MULHERES SE LEVANTARAM , O MINISTÉRIO DE JESUS FOI ASSISTIDO.

Lucas 8:1-3
– E ACONTECEU, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele,
– E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios;
– E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens.

Aplicação:

O pastor Diomedes, em um dia de sexta feira do ano 1934, quando sentou no chão adormeceu, e sonhou com um campo bem verde, sua plantação era trigo, mas seus cachos ou espigas estavam verdes, o campo era imenso e no meio estava um homem crucificado, e uma grande multidão me ouviam, todos me olhavam com atenção. De um lado era composto de homens, e do outro mulheres, e então ouvi entre a multidão que pisava o trigo uma voz que dizia; essas mulheres que vês neste trigal, ajudarãom a ti e ao teu ministério, pois como Rute fez, elas farão também. Uni-las e elas te ajudarão.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Marilene Silva Fontes disse:

    Boa noite. A paz
    Muito bom esse estudo de Isaías 32:9
    De fato não é diferente dos dias atuais. Existem muitas mulheres ociosas, despreocupadas, vivendo somente para esse mundo, esquecendo que isso tudo logo, logo passará. Precisamos buscar o que é eterno através do “Eterno”.
    Que venhamos despertar!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s