Cristo Seja O Centro.

Cristo Seja O Centro.

Texto: Colossenses. 1.13-21

Introdução.
1. A carta aos Colossenses segundo alguns estudiosos, é a carta, mas Cristo-Céntrica e mais profunda que o apóstolo Paulo já escrevera, tornando-a muito relevante para esta geração.
2. Quando o apóstolo Paulo escreve a carta para os colossenses, principalmente o capítulo um, ele o faz na intenção de combater os gnósticos da fé. Eram um grupo de pessoas que acreditavam serem os possuidores do conhecimento. Estes, acreditavam que Cristo não era o criador e nem o redentor da humanidade. Os gnósticos afirmavam que Cristo era apenas um homem normal com muitos talentos, esta heresia ficou conhecida como heresia dos colosso. Para combater esta heresia divulgadas pelos gnósticos, o apóstolo Paulo escreve, evidênciando Jesus Cristo como criador, redentor e o centro de todas as coisas.

Nenhuma heresia vai tirar Jesus do centro. Esta, era a defesa do apóstolo Paulo.

O que de fato, o apóstolo Paulo fez para combater as heresias dos gnósticos?

O apóstolo Paulo, vai colocar Cristo em evidência de quatro formas:

I-EM PRIMEIRO LUGAR – O APÓSTOLO PAULO COLOCA CRISTO COMO O CENTRO DO GOVERNO DO REINO DOS CÉUS. Colossenses 1.13

1. DEUS NOS LIBERTOU DO IMPÉRIO DAS TREVAS.
os quatro maiores impérios do mundo.

  • Império babilônico – cabeça de ouro.
  • Império Medo-peça – peito e braços de pratas
  • Império Grego – Quadris de Bronze .
  • Império Romanos – pernas de ferro.
  • O último governo humano – o Ante Cristo.
  • A pedra cortada sem mão.

O quinto maior império do mundo.
O império das trevas tem como imperador, Satanás. Este império tem como principal marca; escravizar, dominar e oprimir. Mas a novidade é que Jesus Cristo nos libertou deste império e nos transportou para um reino, onde Jesus é o centro, é o filho do seu amor.

2. E NOS TRANSPORTOU PARA UM REINO DO FILHO DO SEU AMOR.

  • Definição do reino. Romanos 14.17
  • A oração do reino.

Mateus 6:10. Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;

Para que Cristo seja o centro, temos que orar: Venha a nós o teu reino, e seja feita a tua vontade.

  • Jesus Pregou a cerca deste reino.

Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: ”O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!” (Mc 1, 14-15)

  • João Batista pregou a cerca deste reino.

Mateus 3:1-2
– E, NAQUELES dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, – E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

3. AS PARÁBOLAS CITADAS POR JESUS NOS REVELAM O REINO.

  • Primeiro exemplo: A parábola do Grão de Mostarda. Mateus 13 31. E conto-lhe outra parábola; OI reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem plantou em seu Campo
  • Segundo exemplo: A parábola do tesouro escondido. Mateus 13. 44. O reino dos céus é como um tesouro escondido no campo.
  • Terceiro exemplo: A parábola da rede. Mateus 13. 47. O reino dos céus é ainda como uma rede que é lançada ao mar, e apanha toda sorte de peixe.
  • Quarto exemplo: A Parábola das Dez Virgens. Mateus 25.1. O Reino dos Céus será semelhante a dez virgens.

Com esta verdade em mente, podemos então afirmar:
Se o reino de Deus é justiça, paz e alegria no Espírito Santo, então podemos afirma que a Igreja que vive há justiça, a paz e a alegria do Espírito Santo, esta igreja contemplará a manifestação do reino, tendo Cristo como centro. Mas, se uma igreja estar vivendo disputas, fofocas, desequilíbrio emocionais, esta igreja não está vivendo o reino, mas um império.

II – TERCEIRO LUGAR – O APÓSTOLO PAULO COLOCA CRISTO COMO CENTRO DA OBRA DA REDENÇÃO. Colossenses 1.14

1. SIGNIFICADO DA REDENÇÃO.

  • Libertar pagando o preço.
  • Comprar de volta.
  • Mercado público, onde os escravos eram vendidos.

2. A LEI DA REDENÇÃO. Levítico 25.47-55

3. COMPRADOS POR SANGUE.

  • Não foi prata nem ouro, mas foi sangue. I Pedro 1.18
  • Não foi sangue de Touro, e nem de bode, e nem bezerro, mas o seu próprio sangue. Hebreus 9.12

III – EM SEGUNDO LUGAR – O APÓSTOLO PAULO COLOCA CRISTO COMO O CENTRO DA OBRA DA CRIAÇÃO. VV colossenses 1.16-17

1. NELE FORAM CRIADOS TODAS AS COISAS.

  • Que nos céus e na terra.
  • Visíveis e invisíveis.
  • Sejam principados.
  • Sejam potestade.

2. TUDO FOI CRIADO POR ELE.

3. TUDO FOI CRIADO PARA ELE.

IV – EM QUARTO LUGAR – O APÓSTOLO PAULO COLOCA CRISTO COM O CENTRO DA NOSSA RECONCILIAÇÃO. Colossenses 1. 20-21

1. ELE RECONCILIOU TODAS AS COISAS.

  • Tanto as que estão na terra.
  • Como as que estão nos céus.

2. ELE RENCONCILIOU A VÓS.

  • Mesmo sendo estranhos.
  • Inimigos no entendimento.
  • Praticante de obras más.

Aplicação:

1. Jesus Cristo não foi criado, ele é o criador.
2. Quando Cristo se torna o centro, à uma manifestação do reino de Deus,
3. Cristo é o principal autor da eterna redenção.
4. Cristo é o autor da reconciliação.
5. Concluo dizendo, porque Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas, glórias pois há ele eternamente.

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