Restabelecendo a Glória da Casa de Deus.

ESCOLA DE PREGADORES: APRENDAM A PREGAR HOJE MESMO

CLIQUE AQUI E TENHAM ACESSO ÀS NOSSAS AULAS

Tema: Restabelecendo a Glória da Casa de Deus.

Texto: Ageu 2:8,9 Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos.
A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos.

Introdução.

  1. Tudo tem o seu início com o desejo de Deus de voltar a habitar entre os homens. Deus, ordenou a Moisés que construísse um tabernáculo para a sua habitação. Após quarenta anos de peregrinação no deserto, Deus manifesta a sua glória, de dia em forma de nuvens e de noite em forma de colunas de fogo. O tabernáculo de Moisés, após ter passado quarenta anos de peregrinação no deserto, agora repousa na cidade de Siló. Esta cidade se tornou o centro religioso da época. Todo o povo subia a Siló uma vez por ano, para consultar ao Senhor e oferece-lhe sacrifícios. O sacerdote Eli, era responsável pela ministração no tabernáculo nesta época. Os dois filhos de Eli, Hofenis e Finéias profanam o tabernáculo do Senhor, com suas atitudes egoísta. Retirando os sacrifícios que eram oferecidos ao Senhor, deitando-se com várias mulheres em suas tendas, e usando a Arca de Deus como um amuleto da sorte. Deus, traz sua sentença sobre esses moços, que durante a batalha contra os filisteus morrem todos no mesmo dia. I
  2. nclusive, o sacerdote Eli, quando sabe que a Arca da Aliança foi tomada, cai da cadeira, quebra o pescoço e morre. A mulher de Finéias, estava grávida. Quando soube da notícia que a Arca de Deus havia sido tomada, e que seu sogro e seu marido estavam mortos, entra em trabalho de parto, dá à luz a um menino e morre. O menino, recebe o nome Icabor, que significa: já se foi a glória de Deus.
  3. Após a morte de Eli, Samuel torna-se profeta, sacerdote e juiz do Senhor. Em seguida, se inicia a monarquia. O primeiro rei de Israel por nome Saul, não se preocupa em nenhum momento em trazer a Arca do Senhor de volta a Jerusalém. Passaram-se quarenta anos. Quando Davi inicia o reinado. Ele, tem a atitude de trazer a Arca do Senhor de volta. Para isso ele constrói outro tabernáculo em Jerusalém, não, mas, em Siló. A primeira tentativa de Davi de trazer a Arca do Senhor, se torna em um desastre, pois ele manda construí carros novos para conduzir a Arca, e quando a Arca tomba, alguém foi segurá-la e morreu. Davi então resolve adiar a volta da arca para Jerusalém. Revisando a lei, Davi descobriu que a Arca deveria ser conduzida nos ombros dos levitas. A arca é trazida pelos levitas e recebida com festa. Agora Davi resolve construí um templo ao Senhor, mas, Deus não permite que ele o faça, por suas mãos estarem manchadas de sangue. o que ele faz? Prepara tudo para que o seu filho Salomão o faça. Porque dizia Davi: Salomão, meu filho, ainda é moço e tenro, e a casa que se há de edificar para o Senhor deve ser magnífica em excelência, para nome e glória em todas as terras; eu, pois, agora lhe prepararei materiais. Assim preparou Davi materiais em abundância, antes da sua morte. Então chamou a Salomão seu filho, e lhe ordenou que edificasse uma casa ao Senhor Deus de Israel. E disse Davi a Salomão: Filho meu, quanto a mim, tive em meu coração o propósito de edificar uma casa ao nome do Senhor meu Deus. Porém, veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Tu derramaste sangue em abundância, e fizeste grandes guerras; não edificarás casa ao meu nome; porquanto muito sangue tens derramado na terra, perante mim. Eis que o filho que te nascer será homem de repouso; porque repouso lhe hei de dar de todos os seus inimigos ao redor; portanto, Salomão será o seu nome, e paz e descanso darei a Israel nos seus dias. Ele edificará uma casa ao meu nome, e me será por filho, e eu lhe serei por pai, e confirmarei o trono de seu reino sobre Israel, para sempre. 1 Crônicas 22:5-10
  4. Salomão inicia a construção do templo, que leva sete anos para ser erguido, coberto de muito ouro, e muita prata. No dia da inauguração, muitas ofertas sacrificiais foram oferecidas ao Senhor. E a glória do Senhor enche o templo a ponto dos sacerdotes, e os levitas não conseguirem entra no templo, por causa da glória do Senhor. Ou seja, a presença de Deus tinha voltado ao templo.

E acabando Salomão de orar, desceu o fogo do céu, e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do SENHOR encheu a casa. E os sacerdotes não podiam entrar na casa do Senhor, porque a glória do Senhor tinha enchido a casa do Senhor. E todos os filhos de Israel vendo descer o fogo, e a glória do Senhor sobre a casa, encurvaram-se com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram e louvaram ao Senhor, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre. 2 Crônicas 7:1-3

  1. Porém, nos livros dos profetas; Jeremias e Ezequiel, iremos encontrar duas denúncias em relação ao mal-uso do templo. Primeira denúncia foi feita pelo profeta Jeremias. Havia uma alta confiança do povo em relação ao templo, e não no Deus do templo. O povo estava achando que podia pecar, e que Deus não o iria destruí-los por causa do templo.

A palavra que da parte do SENHOR, veio a Jeremias, dizendo: Põe-te à porta da casa do Senhor, e proclama ali esta palavra, e dize: Ouvi a palavra do Senhor, todos de Judá, os que entrais por estas portas, para adorardes ao Senhor Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar.
Não vos fieis em palavras falsas, dizendo: Templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor é este. Mas, se deveras melhorardes os vossos caminhos e as vossas obras; se deveras praticardes o juízo entre um homem e o seu próximo; Jeremias 7:1-5

A segunda queixa, se encontra no livro de Ezequiel, no capítulo oito, onde é apresentado quatro abominações que vão afastar gradativamente a glória do Senhor. Primeira abominação foram; as imagens de idolatria que provocava ciúmes de Deus, colocada ali pelo rei Manasses, a segunda abominação foram; as práticas dos sacerdotes nas recamaras secretas. A terceira abominação foi; a adoração dos sacerdotes ao sol. E a quarta abominação, foi que as mulheres estavam chorando ao deus Tamuz. Estas práticas, levaram Deus a se afastar do templo. Vejam Ezequiel 8.4; 10.4; 11.23. Mas, chegara o dia em que a casa do Senhor será restaurada. Vejam Ezequiel 11.18

Preposição: A gloria da segunda casa virá, e ela será maior do que da primeira

Frase Interrogativa: O que adianta termos templos belíssimos e esplendorosos, mais vazios de Deus. Você concorda com isso?

Frase Exclamativa:

O livro de Ageu possui apenas dois capítulos. Ageu foi o primeiro profeta que profetizou após o cativeiro seguido por Zacarias seu contemporâneo. O nome Ageu significa festivo, pois provavelmente ele nasceu na época das festas judaica. Seu tempo ministerial é resumidamente, curto, durando aproximadamente quatro meses.

Segundo o reverendo pastor Hernandes Dias Lopes, Deus vai encorajar seu povo para reconstruir o templo de Jerusalém, que havia sido destruído por Nabucodonosor em 586. a. C. Após 70 anos de cativeiro 50 mil judeus, volta há Judá sob a liderança de Zorobabel. Dois anos depois, os alicerces do templo haviam sido assentados, entre louvores e lágrimas (Ed 3.8-13), e as expectativas da reconstrução pareciam brilhantes. Mas agora, em 520 a.C., as circunstancias se revelavam sombriamente diversas. Os inimigos, da raça mista dos samaritanos, haviam- se colocado contra os judeus durante todo o reinado de Ciro; e, quando seu sucessor, Artaxerxes, subiu ao trono, eles conseguiram suspender completamente o projeto (Ed 4.21). Quatorze anos haviam-se passado agora; o templo continuava inacabado, e os alicerces tinham sido cobertos de entulho. Os judeus tinham apenas lançado os fundamentos e abandonado a obra devido à oposição dos de fora e a desmotivação dos de dentro.

Se realmente desejamos experimentar a glória da última casa, profetizado no livro do profeta Ageu, temos que observar algumas verdades extraídas dos capítulos um e dois, deste livro.

I – VERDADES EXTRAÍDAS DO CAPÍTULO UM.

1. A GLÓRIA DA ÚLTIMA CASA VIRÁ. MAS É PRECIZO ENTENDERMOS QUE O PROFETA NÃO É O AUTOR DA MENSAGEM, MAS O CANAL POR ONDE A MENSAGEM FLUIR.

No segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, dizendo: Ageu 1:1

a) Se não atentarmos para isso, iremos cair no erro de achar que a exortação recebida, foi fabricada pelo profeta ou pregador. Então a palavra não descerá aos nossos corações;

b) Temos que entender, que o profeta é apenas o canal, mas, a palavra vem do Senhor. Seja ela, uma palavra de bênção ou de correção.

C) Se atentarmos que a palavra vem do Senhor, entenderemos que o profeta não deverá ser idolatrado, mas sim respeitado.

2. A GLÓRIA DA ÚLTIMA CASA VIRÁ, MAS DEUS FALARÁ PRIMEIRO AOS LIDERES.

No segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, dizendo: Ageu 1:1

a) A palavra de Deus vem primeiro aos líderes, pois eles são os embaixadores de Deus na terra.

b) A palavra do Senhor vem primeiro aos líderes, pois eles Representante do povo na terra.

C) A palavra de Deus vem primeiro ao líderes, deve ser os exemplos de motivação para os liderados.

3. A GLÓRIA DO SENHOR VIRÁ, MAS, O PECADO DO POVO DEVERIA SER DENUNCIADO.

Assim fala o Senhor dos Exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do Senhor deve ser edificada. Veio, pois, a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, dizendo. Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta? Ageu 1:2-4

a) O pecado do povo, não estava relacionado ao pecado moral.
b) O pecado do povo, não estava relacionado a idolatria.
c) O pecado do povo era acomodação em relação ao templo.
d) O pecado do povo era negligência em relação ao templo.
e) O pecado do povo era o alto investimentos em suas casas, e o abandono a casa do Senhor.

4. A GLÓRIA DA SEGUNDA CASA VIRÁ, MAS, O POVO DEVERIA SENTIR NA PELE, QUE NEGLIGENCIAR A OBRA DE DEUS, CAUSA DANOS IRREPARÁVEIS.

Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos.
Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vestis-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado. Ageu 1:5,6

Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu dissipei com um sopro. Por que causa? disse o Senhor dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, enquanto cada um de vós corre à sua própria casa. Ageu 1:9

Por isso retém os céus sobre vós o orvalho, e a terra detém os seus frutos.
E mandei vir a seca sobre a terra, e sobre os montes, e sobre o trigo, e sobre o mosto, e sobre o azeite, e sobre o que a terra produz; como também sobre os homens, e sobre o gado, e sobre todo o trabalho das mãos. Ageu 1:10,11

a) Causa danos nos investimentos. Pois semeia muito, e colhe-se pouco
b) Causa insatisfação. Pois, comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais.
c) Causa desconforto físico e espiritual. Pois, vestis-vos, porém ninguém se aquece.
d) O salário recebido não rende. E o que recebe salário, recebe-o num saco furado.
e) Causa desesperança. Pois, esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco, e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu dissipei com um sopro.
f) Os céus se retêm. Pois retém os céus sobre vós o orvalho
g) A terra detém os frutos.
h) A seca vem.

5.PARA QUE A GLÓRIA NOS ALCANCE, O DESPERTAMENTO ESPIRITUAL TEM QUE COMEÇAR PELA LIDERANÇA,

a) Os primeiros a obedecer à voz do Senhor, e as palavras do profeta, devem ser as lideranças.

Então Zorobabel, filho de Sealtiel, e Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e todo o restante do povo obedeceram à voz do Senhor seu Deus, e às palavras do profeta Ageu, assim como o Senhor seu Deus o enviara; e temeu o povo diante do Senhor.
Ageu 1:12

b) Os primeiros a se animar e a pôr as mãos, na obra do Senhor devem ser os líderes.

E o Senhor suscitou o espírito de Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e o espírito de Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e o espírito de todo o restante do povo, e eles vieram, e fizeram a obra na casa do Senhor dos Exércitos, seu Deus, Ageu 1:14

6. A GLÓRIA DA SEGUNDA CASA VIRÁ, QUANDO O POVO SE ANIMAR A FAZER A OBRA, DEUS CONFIRMARÁ A SUA PRESENÇA.

Então Ageu, o mensageiro do Senhor, falou ao povo conforme a mensagem do Senhor, dizendo: Eu sou convosco, diz o Senhor. Ageu 1:13

II – VERDADES EXTRAÍDAS DO CAPÍTULO DOIS.

1. A GLÓRIA DA SEGUNDA CASA VIRÁ QUANDO COLOCARMOS A NOSSAS MÃOS NO TRABALHO.

Quem há entre vós que, tendo ficado, viu esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é esta como nada diante dos vossos olhos, comparada com aquela? Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o Senhor, e esforça-te, Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos. Segundo a palavra da aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito, o meu Espírito permanece no meio de vós; não temais. Ageu 2:3-5

  1. A GLÓRIA DA SEGUNDA CASA VIRÁ, QUANDO DISPONIBILIZARMOS OS NOSSOS RECURSOS AO SENHOR.
  2. a) Deus é dono da prata.
    b) Deus é dono do Ouro.
    c) Mas, o ouro e a prata estão em nossos bolsos.

Porque assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda uma vez, daqui a pouco, farei tremer os céus e a terra, o mar e a terra seca; E farei tremer todas as nações, e virão coisas preciosas de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o Senhor dos Exércitos. Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos. Ageu 2:6-8

  1. A GLÓRIA DA SEGUNDA CASA VIRÁ, QUANDO ENTENDERMOS ONDE ESTÁ O VALOR REAL DO TEMPLO.

A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos. Ageu 2:9

  1. a) Talvez a estrutura do segundo templo seja inferior ao do primeiro, mas, uma coisa eu sei que a glória será maior.
  2. b) Talvez, os metros quadrados construídos do segundo templo sejam menores, que os metros quadrados do primeiro templo, mas de uma coisa eu tenho certeza, que a gloria será maior.
  3. c) Talvez o peso do ouro utilizado no segundo templo, não seja igualitários ao ouro, utilizado no primeiro, mas de uma coisa eu sei, que a glória do segundo templo será maior.
  4. d) Além da glória ser maior, ainda vem acompanhada de um requisito; paz.

Aplicação:

  1. Iniciamos esta mensagem dizendo; que tudo começou com o desejo de Deus em habitar, entre os homens. Finalizo dizendo que agora o desejo de Deus é habitar dentro do homem.
  2. Você, é a segunda casa. O templo do Senhor, somos nós, onde a glória do Senhor irá se manifestar.
  3. porque a glória da segunda casa será maior do que a primeira? Porque a primeira casa era de cimento e pedra, e a segunda casa e de carne e sangue.

1 comentário Adicione o seu

  1. Anônimo disse:

    Parabens esse mesagem edificou a minha vida espiritual ⚓🙏

    Curtir

Deixe um comentário