Assista a “O toque da última Trombeta.” no YouTube

Texto: I Coríntios 15:50-51

Introdução:
1. A trombeta é um instrumento de sopro, ou seja, uma espécie de corneta, feita de chifre de carneiro ou de prata. Apesar de os levitas terem se tornado os músicos oficiais em Israel, a trombeta era tocada pelos sacerdotes. Na bíblia, a trombeta é um símbolo de alerta e preparação.

2. Foi com o toque das trombetas que Josué demoliu as muralhas de Jericó. Josué 6:20 – Gritou, pois, o povo, tocando os sacerdotes as buzinas; e sucedeu que, se brado; e o muro caiu abaixo, e o povo subiu à cidade, cada um em frente de si, e tomaram a cidade.
3. Foi por meio do toque das trombetas, que Gideão venceu os midianistas. Leiam também Josué 7.18-20. Nestes últimos dias, o apóstolo Paulo nos adverte, há estarmos atentos ao toque da ultima trombeta.

Preposição: O ressoar da ultima trombeta acontecerá a qualquer momento.
Frase interrogativa: O que ela anunciará?
Frase exclamativa: Ela anunciará a minha e a tua vitória. Para entendermos melhor iremos estudar:

I-A UTILIDADE DA TROMBETA NO A.T.
1. Ela anunciava a presença de Deus no monte Sinai.
Êxodo 19:16-19
– E aconteceu que, ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial. – E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte. Êxodo 19:18
– E todo o monte Sinai fumegava, porque o SENHOR descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente.
– E o sonido da buzina ia crescendo cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia em voz alta.

2. Ela anunciava o ano do jubileu. Leiam Levítico 25.8-17

3. Ela anunciava a santa convocação.
Números 10:1-3
– FALOU mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
– Faze-te duas trombetas de prata; de obra batida as farás, e elas te servirão para a convocação da congregação, e para a partida dos arraiais.
– E, quando as tocarem, então toda a congregação se reunirá a ti à porta da tenda da congregação.

4. Ela anunciava a partida do povo.
Números 10:5-6
– Quando, retinindo, as tocardes, então partirão os arraiais que estão acampados do lado do oriente.
– Mas, quando a segunda vez retinindo, as tocardes, então partirão os arraiais que estão acampados do lado do sul; retinindo, as tocarão para as suas partidas.
5. Ela anunciava a ordem para os soldados se prepara para a batalha.
Números 10:9-10
– E, quando na vossa terra sairdes a pelejar contra o inimigo, que vos oprime, também tocareis as trombetas retinindo, e perante o SENHOR vosso Deus haverá lembrança de vós, e sereis salvos de vossos inimigos.
– Semelhantemente, no dia da vossa alegria e nas vossas solenidades, e nos princípios de vossos meses, também tocareis as trombetas sobre os vossos holocaustos, sobre os vossos sacrifícios pacíficos, e vos serão por memorial perante vosso Deus: Eu sou o SENHOR vosso Deus.
6. Ela anunciava as festas solenes.
Números 10:10
– Semelhantemente, no dia da vossa alegria e nas vossas solenidades, e nos princípios de vossos meses, também tocareis as trombetas sobre os vossos holocaustos, sobre os vossos sacrifícios pacíficos, e vos serão por memorial perante vosso Deus: Eu sou o SENHOR vosso Deus.

II- O ALERTA AO TOQUE DA ÚLTIMA TROMBETA.
1. O profeta Isaías alertou.
Isaías 27:13
– E será naquele dia que se tocará uma grande trombeta, e os que andavam perdidos pela terra da Assíria, e os que foram desterrados para a terra do Egito, tornarão a vir, e adorarão ao SENHOR no monte santo em Jerusalém.

2. O profeta Joel alertou.
Joel 2:1-2
– TOCAI a trombeta em Sião, e clamai em alta voz no meu santo monte; tremam todos os moradores da terra, porque o dia do SENHOR vem, já está perto;
– Dia de trevas e de escuridão; dia de nuvens e densas trevas, como a alva espalhada sobre os montes; povo grande e poderoso, qual nunca houve desde o tempo antigo, nem depois dele haverá pelos anos adiante, de geração em geração.

3. O profeta Amos alertou.
Amós 3:6
– Tocar-se-á a trombeta na cidade, e o povo não estremecerá? Sucederá algum mal na cidade, sem que o SENHOR o tenha feito?

4. O profeta Sofonias alertou.
Sofonias 1:16-18
– Dia de trombeta e de alarido contra as cidades fortificadas e contra as torres altas.
– E angustiarei os homens, que andarão como cegos, porque pecaram contra o SENHOR; e o seu sangue se derramará como pó, e a sua carne será como esterco.
– Nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia da indignação do SENHOR, mas pelo fogo do seu zelo toda esta terra será consumida, porque certamente fará de todos os moradores da terra uma destruição total e apressada.

III- EVENTOS QUE OCORRERAM NO RESSOAR DA ÚLTIMA TROMBETA.
1. Avinda de Cristo.
Mateus 24:31
– E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.

2. A primeira ressurreição.
I Corintios 15:52
– Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
I Tessalonicenses 4:16
– Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

3. O arrebatamento da igreja.
I Tessalonicenses 4:17
– Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

Aplicação.
1. Os ouvidos de todos os cristão na face da terra, estão inclinados para o ressoar da ultima trombeta, pois ela anunciará a nossa redenção.
2.Ela anunciará a partida
da igreja desta terra, para nos encontrarmos com o Senhor nos ares e para sempre estaremos com o Senhor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s