Deus é Digno

ESCOLA DE PREGADORES: APRENDAM A PREGAR HOJE MESMO

CLIQUE AQUI E TENHAM ACESSO ÀS NOSSAS AULAS

Olá, eu sou o pastor Nivanildo e gostaria de compartilhar com você um sonho. E qual seria o meu sonho? O meu sonho é formar pessoas capazes, capacitadas para levar a palavra de Deus com verdade em todo Brasil e no mundo. Para isso iniciamos um projetor que denominamos de Escola de Pregadores. Venham participar comigo desse sonho, se escreva no nosso canal no YouTube

Tema: Ele é Digno

Texto. Salmos 18. 1 – 19

Introdução: O salmo 18 é um salmo de ações de graças, escrito pelo Rei Davi no período da sua velhice. Neste salmo o rei Davi vai trazer a memória os feitos do Senhor para com ele, e os livramento que o Senhor lhe deu dos seus inimigos, e do rei Saul.

O salmo 18, também se encontra no livro de II Samuel, capítulo 22. Acredito que o salmo dezoito, além de ser um cântico de ações e graça, ele é uma revelação de como Deus livra o seu servo.
A palavra digno significa, merecedor. Quando dizemos que alguém é digno, dizemos que ele merece.

A palavra de Deus declara: todo trabalhador é digno do seu salário. Ou seja, todo trabalhador merece receber o seu salário. João referindo-se a Jesus, ele diz: não sou digno de carregar às suas alpacas, com isso ele está afirmando: eu não mereço. Essas e outras expressões encontradas na Bíblia, nos traz uma ideia a respeito deste termo: digno.

Proposição: A igreja reconhece que Ele é digno.
Frase Interrogativa: quais são as verdades aqui reveladas?

Frase exclamativa: Neste salmo, o rei Davi descreve às suas experiências com o próprio Deus, no âmbito espiritual, de forma que as palavras descritas neste texto é mais que uma canção: é uma revelação. Vejamos estas verdades a que reveladas:

I – A PRIMEIRA VERDADE QUE DAVI VAI NOS ENSINAR É QUE DEUS, É DIGNO DO NOSSO LOUVOR. Vv 3

  1. BAAL NÃO Ê DIGNO DO NOSSO LOUVOR.
  2. ASTAROTES NÃO SÃO DIGNO DO NOSSO LOUVOR.
  3. ÁSERA NÃO É DIGNA DO NOSSO LOUVOR.
  4. A DEUSA DIANA NÃO É DIGNA DO NOSSO LOUVOR.
  5. MARIA NÃO É DIGNA DO NOSSO LOUVOR.

Nota. Deus é digno do nosso louvor.

II – A SEGUNDA VERDADE QUE DAVI VAI NOS ENSINAR É QUE DEUS É DIGNO DO NOSSO AMOR. Vv 1

  1. NÃO IMPORTA O QUE O MUNDO LHE OFEREÇA, SÓ DEUS É DIGNO DO NOSSO AMOR.

a) O mundo não e digno do amor dos cristão.

b) E nem as coisas que há no mundo, são dignas do amor dos cristão.

  1. NÃO IMPORTA QUANTO DINHEIRO LHE OFEREÇAM, SÓ DEUS É DIGNO DO NOSSO AMOR.
    a) O profeta Eliseu vai revela isso, quando rejeita o dinheiro a ele oferecido por Naamã.
  2. NÃO IMPOTA SE SATANAS LHE OFEREÇAM OS REINOS DESTE MUNDO, POI SÓ DEUS É DIGNO DO NOSSO AMOR.
  3. a) Jesus vai nos revela isso no momento que fora tentado no deserto.

III – A TERCEIRA VERDADE QUE DAVI VAI NOS ENSINAR É: AQUILO QUE DEUS REPRESENTA PARA NÓS, REVELA QUE ELE É DIGNO.

  1. ELE É MINHA FORÇA.

a) Por isso não serei fraco.

2. ELE É A MINHA ROCHA.

a) Por isso estarei firme.

3. ELE É O MEU LIBERTADOR.

a) Por isso não sou mas prisioneiro do mundo

b) Por isso não sou mas prisioneiro do pecado.

c) Por isso não sou mas prisioneiro do diabo.

4. ELE É O MEU ROCHEDO.

a) Por isso estou firme.

5. ELE É O MEU ESCUDO.

a) Por isso às flechas não me atingirão.

6. ELE É O PODER QUE ME SALVA.

a) Por isso é que sou salvo

7. ELE É A MINHA TORRE FORTE.

a) Por isso quando o inimigo que me quer ver por baixo.

b) Mas quando quiser me ver tem que olhar para cima.

IV- A QUARTA VERDADE ENSINADA POR DAVI É: QUE O NOSSO TESTEMUNHO SERVIRÁ PARA QUE ÀS OUTRAS PESSOAS RECONHEÇAM QUE ELE É DIGNO. VV 3-6

Nota. O nosso testemunho serve para que outros reconheçam que ele é digno.

  1. PRIMEIRA PARTE DO TESTEMUNHO, DAVI DESCREVE O ESTADO EM QUE ELE SE ENCONTRAVA.

a) Davi estava enredado por cordas de morte.

b) Davi foi surpreendido por torrentes de destruição.

Nota: Corrente de água muito rápida e violenta; corrente intensa de água que é ocasionada pelos efeitos de uma chuva forte, causa estragos:

c) Davi estava envolvido por cordas do Sheol.

d) Davi estava cercado por laços de morte.

e) Davi estava em desespero.

  1. SEGUNDA PARTE DO TESTEMUNHO DE DAVI.

a) Davi descreve a ação de Deus ao seu favor.

b) Do seu templo Ele ouviu meu grito de desespero.

c) A ouvir o meu grito de desespero Ele se irou.

d) Quando Deus se ira a terra sente a sua ira. Vv7

e) Quando Deus se ira os monte sentem a sua ira.

f) Quando Deus se ira o fundo do mar sente a sua ira. Vv 15

g) Quando Deus se ira, Ele revela sua face. Vv 8-9

  • Suas narinas… Subiu fumaça.
  • Da sua boca… Saíram brasas vivas.

g) Deus irado é semelhante à uma tempestade.

  • Quando Deus se ira, às nuvens escurecem.
  • Quando Deus se ira, cai granizo do céu.
  • Quando Deus se ira, os céus troveja.

Ao fiel te revelas fiel, ao irrepreensível te revelas irrepreensível, ao puro te revelas puro, mas com o perverso reages à altura. Salmos 18:25,26

  1. TERCEIRA PARTE DO TESTEMUNHO DE DAVI,

a) Davi descreve Deus segurando Davi em suas mãos.

Nota. Enquanto os inimigos contemplavam a face do Deus irado, Davi contemplava a mão de um Deus misericordioso.

b) Uma mão que nos tira das águas profundas.

c) Uma mão que nos livra dos nosso inimigos poderosos.

d) Uma mão que nos livra dos nossos adversários fortes.

Nota: Qual a diferença de inimigo para adversário? O inimigo são aqueles que tem ódio de você. Adversário são aquele que se opõe a você.

e) Uma mão que me liberta.

f) Uma mão que me quer bem.

  1. QUARTA PARTE DO TESTEMUNHO DE DAVI –

a) Para dar testemunhos faz necessário ter vida de comunhão.

Aplicação.

  1. Nesta noite a igreja reconhecem que Deus é digno de louvor.
  2. Nesta noite a igreja reconhece que Deus é digno do nosso amor.
  3. A declaração daquilo que Deus representa para mim, revela que ele é digno.
  4. O nosso testemunho revelará às outras pessoas que ele é digno.

Deixe um comentário